Visual Novo do Android
Como flagrado nas prévias destinadas aos desenvolvedores, o Android 12 tem um grande apego à personalização. Quando você troca o papel de parede do celular, por exemplo, a cor predominante dele vai respingar sobre todo o sistema, indo desde o menu de configurações aos ícones de apps nativos.
Essa alteração acontece graças à presença do tema dinâmico (chamado pelo Google de “extração de cores”), o recurso faz parte da linguagem única de design nomeada Material You, desenvolvida através da colaboração de equipes de software, hardware e do Material Design.
A identidade trabalhou figuras e até o comportamento de alguns itens, dando destaque para a apresentação de conteúdo. Elementos do Android 12 se adequam ao tamanho da tela e dão prioridade ao fornecimento de informações, sem que isso desrespeite a personalização do usuário.
O relógio da tela de bloqueio, por exemplo, assume o tamanho maior assim que todas as notificações são dispensadas, a calculadora pode ter os resultados colocados em tamanho maior na tela, o widget da agenda cresce para não espremer os compromissos do dia e por aí vai. Na prática, a experiência com o sistema é totalmente diferente e o usuário precisará de menos toques para conferir mensagens, lembretes e a previsão do tempo.
Balões de notificações são segmentados de acordo com a finalidade do aplicativo em questão, seja para controlar a música que está tocando ou verificar as mensagens das várias plataformas que podem estar no celular. Cores distintas facilitam a visualização das informações, evitando que a seção se transforme num aglomerado de alertas pendentes.
Algo semelhante acontece com o menu de Configurações Rápidas, tradicional do Android. Na nova versão, ferramentas de uso recorrente, como: Wi-Fi, Bluetooth, tema escuro e lanterna, foram colocadas em destaque, aparecendo logo acima das notificações.
Privacidade e segurança
A apresentação do dia confirmou os rumores relacionados ao uso de recursos do celular — câmera, localização e microfone. Sempre que aplicativos acessarem esses elementos, serão dedurados na barra de notificações na parte superior, para que o usuário sempre saiba o que está acontecendo com o celular.

Ainda sobre restrição de acessos, as Configurações Rápidas também receberam “interruptores” que bloqueiam qualquer tentativa de acesso às câmeras ou ao microfone do aparelho, independente das permissões concedidas ao app anteriormente. A praticidade eleva o recurso ao nível dos celulares construídos com foco total em segurança, eventualmente embarcados com recurso semelhante, entretanto, diferente desses modelos, a alternativa do Android 12 é menos poderosa e não corta a energia dos componentes.
Tanto o alerta quanto o bloqueio são alguns dos braços do novo Painel de Privacidade, uma área totalmente dedicada ao controle de permissões. A partir dele, é possível conferir quais aplicativos acessaram recursos do sistema, arquivos, lista de contatos e outras áreas pessoais nas últimas 24 horas; se algo parecer estranho ou indesejado, você pode revogar permissões a partir desse espaço.
As permissões sobre o acesso à localização também receberam atenção. O usuário poderá mascarar sua posição exata com a área aproximada para o aplicativo que quiser, impedindo que o sistema libere tal informação tão delicada para qualquer app instalado.
Essa função pode não ser útil para pedir comida por delivery ou acionar caronas, mas é uma alternativa para aplicativos de previsão do tempo ou o próprio buscador do Google, que não precisam saber exatamente onde você está para funcionar.

As proteções do Private Compute Core são todas de código aberto, livres para serem estudadas pela comunidade de programadores. O Google trabalha em mais recursos de segurança e pretende lançá-los ainda este ano, mas não especificou quais seriam as futuras novidades.
Quando o Android 12 será lançado?
Por enquanto, o Google não deu novas informações quanto à disponibilidade, portanto, o antigo cronograma ainda deve valer. O período do Android Beta começa hoje (18) e está disponível para smartphones da linha Pixel e outros dispositivos. O formato final do sistema é esperado para agosto e, se tudo der certo, setembro deve marcar a estreia do Android 12.
Add a Comment
You must be logged in to post a comment