626963

Finalmente: iOS 16

O layout Dvorak pode ser uma boa escolha se você procura uma forma mais confortável de digitar. Esta configuração de teclado foi criada por August Dvorak e William Dealey em 1936 e agora ela finalmente está disponível nativamente no teclado do iPhone com o iOS 16.

Embora esta seja uma adição recente, a Apple já permitia que seus usuários a utilizassem no Apple IIc, um computador lançado por ela em 1984, que tinha um botão para alternar o layout, então bastaria trocar as teclas de lugar para usar o método Dvorak de digitação.

Imagem: Ars Technica

Este novo layout do teclado do iPhone já está disponível no menu: Configurações > Geral > Teclado > Teclados, onde o Dvorak é exibido como na lista acima.

A ideia de Dvorak e Dealey em 1936 era tornar o teclado dos computadores mais ergonômico, pois este método facilita o uso dos 10 dedos para digitar, reduzindo o esforço físico e acelerando a digitação consideravelmente. O que acabou criando vários fãs deste layout.

Comparativo do layout QWERTY e Dvorak. Imagem: Ars Technica

Este é o caso de Steve Wozniak, co-fundador da Apple, e um dos grandes defensores do layout Dvorak após ter aprendido a digitar com ele em 1993:

 

“Passei 5 horas aprendendo e nunca mais olhei para um teclado QWERTY. Isso é tudo o que foi preciso. Meu filho já havia trocado com sucesso, e aprendeu Dvorak em pouco tempo e rapidamente chegou à mesma velocidade que ele digitou na QWERTY em cerca de uma semana”, disse ele em um e-mail ao Ars Technica.

Isso significa que estes benefícios podem não ser notados por todos no celular, mas esta é uma boa pedida para aqueles que até agora precisavam de um aplicativo de terceiros para usar um teclado Dvorak no iPhone.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.