612279

Intel anuncia produção dos CPUs Meteor

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, falou sobre algumas novidades importantes da marca para o futuro durante uma conferência sobre os rendimentos do último trimestre na quinta-feira (27), destacando os projetos de futuros chips para o mercado consumidor e de data centers.

O primeiro holofote foi para o início da produção dos processadores Meteor Lake, de 14ª geração, para desktops e laptops, com base no processo Intel 4 —em 4 nanômetros. A primeira etapa de produção deve começar ainda nestes últimos meses de 2022.

Além disso, o CEO aproveitou para falar das CPUs Xeon, também chamadas aqui de Granite Rapids, que usa um processo mais avançado, de 3nm. No caso, esses chips destinados a servidores prometem um grande salto em desempenho, mas vão ficar apenas para 2024. Os processadores terão ainda os núcleos de eficiência Sierra Forest com nova arquitetura híbrida. A produção mais avançada, com máquinas de Ultra Violeta Extrema (EUV), deve impactar diretamente também no preço e na complexidade desses componentes.

Ainda falando de 2024, a Intel também citou estar trabalhando em tecnologias mais avançadas para os nós de 18A e 20A, com os novos sistemas RibbonFET e PowerVia, prometendo melhorar a eficiência energética em até 15% em processadores de uso doméstico e profissional.

Antes, porém, devem chegar no ano que vem os Xeon Emeral Rapids e Sapphire Rapids na mesma plataforma, permitindo que os usuários selecionem um portfólio diversificado de SKUs de processadores escaláveis.

Já no lado mais de mercado, a Intel aproveitou para anunciar que dá as boas-vindas à NVIDIA numa parceria relacionada ao IFS, os serviços de fundição da marca, por meio do programa RAMP-C.

 

“[O programa] permite que clientes de fundição comercial e o Departamento de Defesa dos EUA aproveitem os investimentos em escala da Intel em tecnologias de ponta. Desde o segundo trimestre, a IFS expandiu os compromissos para sete dos 10 maiores clientes de fundição, juntamente com um crescimento consistente do pipeline para incluir 35 chips de teste de clientes. Além disso, a IFS aumentou as oportunidades qualificadas em US$ 1 bilhão para mais de US$ 7 bilhões em valor de negócio”, disse o CEO da Intel.

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.